(43) 3324 – 2815
Rua Pará, 1252 – Londrina-PR

Conscientização e valorização da água

Conscientização e valorização da água

Hora do Conto temática, apresentação de poesia ilustrada e confecção de mural foram algumas das propostas realizadas com os alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental

A Semana da Água foi recheada de atividades n’O Peixinho. De maneira interdisciplinar, os alunos aprenderam o quanto é importante cuidar desse bem natural essencial para a manutenção da vida. Histórias e músicas temáticas, painéis e apresentações integraram a programação.

Na Educação Infantil, além dos trabalhos conduzidos em sala, as crianças tiveram a oportunidade de confeccionar materiais diversos, como copinho decorado com gota de água e colar com formato de gota. O pátio ganhou uma decoração especial com a “cortina de ondas” instalada na entrada e com a pintura feita com muito capricho pelos alunos do P5.

A proposta do Ensino Fundamental resultou em um mural formado com nuvem cujas gotas de água foram simbolizadas pelas mãos dos alunos com mensagens escritas por eles referentes à importância do recurso natural. O trabalho, realizado de forma conjunta com as turmas da manhã e da tarde, ficou exposto na quadra da escola para ser apreciado por todos.

As salas de 2º Ano prepararam uma poesia ilustrada adaptada à música “A água”, de Cristina Mel. Com criatividade, os alunos fizeram desenhos dentro de uma “gota” retratando atitudes de preservação e cuidado. A poesia foi apresentada para os colegas da demais turmas na quadra.         

No projeto Hora do Conto, os alunos da Educação Infantil assistiram à narração do livro “Os pingos e a chuva” (da autora Mary França) e “Dia de chuva” (Ana Maria Machado). Ao final, as crianças receberam uma lembrancinha com ilustração da obra escolhida. Para encerrar as comemorações da semana, a Tia Carol, contadora de histórias da escola, preparou uma Hora do Conto muito divertida para o canal do YouTube, inspirada no livro “O ciclo da água” (de Neide e Suzana). Confira no canal d’O Peixinho!

Resultado positivo

Para as coordenadoras pedagógicas Lilian Cavalari Bernini (Infantil) e Pollyana Pesci (Fundamental), trabalhar o tema de forma mais intensa na semana da água é fundamental para a conscientização das crianças. “Elas se envolvem bastante, passam a ter atitudes de preservação e levam a discussão para dentro de suas casas. O resultado é sempre positivo”, comenta Pollyana. “Abordar temas como esse com as crianças menores é indispensável, pois desde pequenas já vão adquirindo bons hábitos que serão levados para a vida”, conclui Lilian.

 

 

Adicionar comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *