(43) 3324 – 2815
Rua Pará, 1252 – Londrina-PR

‘A biblioteca é um paraíso’

‘A biblioteca é um paraíso’

Assim como a sala de aula, a biblioteca é um espaço ativo de aprendizado; confira dicas para ajudar seu filho a adquirir o hábito da leitura

Muito mais do que um local para armazenar livros, para estudar e ler, a biblioteca é um espaço que abre portas para mundos diferentes, para diversas realidades e épocas. Ela guarda tesouros em forma de livros, que proporcionam experiências variadas, estimulam a imaginação e as emoções. É dessa forma que O Peixinho apresenta a biblioteca para os seus alunos, mostrando que ali é um lugar privilegiado de aprendizado, de infinitas possibilidades.

O acervo da biblioteca soma aproximadamente 17 mil exemplares, divididos entre obras de literatura infantil e infantojuvenil, disponíveis tanto para as turmas da Educação Infantil e do Ensino Fundamental quanto para as educadoras, além de livros pedagógicos, didáticos, técnicos, de Psicologia, literatura inglesa, ficção, romance, poesia, entre outros.

Há cerca de um mês, os alunos voltaram a utilizar a biblioteca, que estava fechada há dois anos (em cumprimento à medida de segurança necessária durante o período crítico da pandemia de covid-19) e, segundo relata a bibliotecária da escola, Carolina Rezende, as crianças estão muito felizes por poderem frequentar novamente o espaço “tão aconchegante e acolhedor”. “Poder emprestar livros novamente, viajar em outros mundos, compartilhar histórias e indicar livros legais para os amigos é uma troca muito importante e enriquecedora para as crianças”, afirma.

Sobre as Horas do Conto, que também acontecem na biblioteca, Carolina comenta que os alunos adoram interagir durante as contações, são criativos e, com exemplos pertinentes, associam a história a outras experiências que tiveram. “Tudo isso torna as histórias muito mais especiais e criativas com o toque especial que só as nossas crianças podem dar”, observa a bibliotecária, que também é contadora de histórias d’O Peixinho.

Assim como a sala de aula é um espaço ativo de aprendizagem, a biblioteca também é. Com o local novamente em funcionamento, a equipe pedagógica propõe atividades lúdicas que se complementam nos dois ambientes de forma que os conteúdos são reforçados em todo o processo de ensino-aprendizado.

Valorização

Tendo em vista que a biblioteca é um ambiente no qual as crianças têm a oportunidade de se desenvolverem como leitoras, merece e deve ser muito valorizado, tanto pela escola quanto pelas famílias. Quando esse reconhecimento e apoio surgem de ambas as partes, torna-se mais fácil estimular o hábito da leitura nas crianças, conforme observa Carolina.

O contato frequente com o universo escrito é construído por meio do exemplo. Se a criança vê os pais, os irmãos e os familiares lendo, provavelmente, ela também vai ler e perceber os diversos benefícios que a leitura trará para sua vida. Consequentemente, na escola, será uma criança que frequenta a biblioteca assiduamente e que desde cedo se beneficia em diversos aspectos que são importantes para a sua formação, como a evolução do aprendizado, a pronúncia das palavras, a relação com os sentimentos, a comunicação com as pessoas ao seu redor, a criatividade, a imaginação, o raciocínio lógico, aprendizado de valores, fluidez na escrita e riqueza de vocabulário, por exemplo.

“Quando a criança é estimulada em casa, por meio dos hábitos criados pela família, ela desenvolve o prazer em ler. Os hábitos de leitura dos pais ou dos responsáveis com quem a criança convive influenciarão diretamente na maneira como ela irá tratar o livro e a leitura”, reforça a bibliotecária.

Dicas

Além do exemplo, há algumas iniciativas que contribuem para a criação do hábito da leitura. Colocar livros à disposição da criança, criar uma rotina de leitura em casa e levá-la para visitar livrarias, bibliotecas ou espaços que promovam a leitura são algumas formas de colaborar para que esse exercício faça parte da vida dela, de forma que tome gosto pela leitura e faça dela uma prática habitual.

“Quando a criança já tem uma rotina assim, a biblioteca escolar é um paraíso para elas pois aprendem desde cedo a dar valor a esse espaço, que é um mundo mágico, onde ela mergulha e descobre novas histórias. Toda leitura tem o seu aprendizado, pois sempre há uma experiência a ser absorvida”, complementa Carolina.

Adicionar comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *