(43) 3324 – 2815
Rua Pará, 1252 – Londrina-PR

‘A pátria somos nós’

‘A pátria somos nós’

Desenho, pintura, confecção de viseira verde e amarela, declamação de poema e encenação do grito da Independência foram algumas das propostas realizadas na escola

A Semana da Pátria foi marcada por atividades variadas n’O Peixinho. Por meio de propostas lúdicas, os alunos conheceram os símbolos do País e seus significados, estudaram as cores da pátria, resgataram a história da Independência do Brasil e entenderam a importância de terem atitudes cidadãs que façam a sociedade ser mais justa para todos.

Desde os níveis iniciais até o 5º Ano, as crianças tiveram a oportunidade de fazer trabalhos em sala alusivos à data. As propostas incluíram desenho, pintura, confecção de viseiras nas cores verde e amarela e lembrancinhas em formato de coração com o mapa do Brasil na parte interna. O mural de azulejo da Educação Infantil ganhou uma decoração especial com bandeiras confeccionadas pela turma do 1º Ano.

“Nosso objetivo foi mostrar para as crianças que a pátria é o lugar onde vivemos e que devemos sempre ter atitudes cidadãs, de respeito ao próximo e ao nosso meio, afinal, a pátria somos nós”, enfatiza Lilian Cavalari Bernini, coordenadora pedagógica da Educação Infantil.

A encenação do fato histórico de 7 de setembro de 1822 foi feita pelos alunos do 4° Ano na véspera do feriado. Devidamente caracterizadas com roupas e acessórios que remetessem à época, as crianças reproduziram, na quadra da escola, o momento do grito de independência do Brasil. As demais turmas prestigiaram a apresentação dos colegas e, assim, aprenderam um pouco mais sobre a data que marcou a história do País.

Os alunos do 2º Ano coroaram as apresentações recitando o poema “Independência e paz”, de Isabel Cristina Silveira Soares. E para encerrar as comemorações da Semana da Pátria, as crianças entoaram os hinos Nacional e da Independência.

Adornos personalizados

Durante a semana comemorativa, os alunos usaram uma pulseirinha verde e amarela e a equipe pedagógica utilizou um lenço com estampa da bandeira do Brasil.

 

 

Adicionar comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *