(43) 3324 – 2815
Rua Pará, 1252 – Londrina-PR

Ler é ganhar asas para o mundo

Ler é ganhar asas para o mundo

Confira quais são os benefícios pedagógicos do contato com os livros e saiba como ajudar seu filho a adquirir o hábito da leitura

A leitura é uma importante ferramenta para estimular a imaginação e a criatividade, o que contribui para o desenvolvimento intelectual, da linguagem e da escrita e para a formação de um público leitor. Com as histórias, é possível conhecer outras culturas, aprender valores para a vida e explorar novos horizontes. O contato com os livros desde os primeiros anos de vida é fundamental para desenvolver na criança o amor pela leitura. N’O Peixinho, o incentivo acontece diariamente, em sala de aula, no livre acesso à biblioteca e nas contações de história do projeto Hora do Conto.

Assim como a sala de aula é um espaço ativo de aprendizagem, a biblioteca também é, por isso, a equipe pedagógica propõe atividades lúdicas que se complementam nos dois ambientes de forma que os conteúdos são reforçados em todo o processo de ensino-aprendizagem.

O Peixinho apresenta a biblioteca para os alunos mostrando que ali é um lugar privilegiado para ler e estudar, é um espaço que abre portas para mundos diferentes, diversas realidades e épocas. Muito mais que um ambiente para armazenamento de obras, as crianças aprendem que ela guarda tesouros em forma de livros – que proporcionam experiências variadas, estimulam a imaginação e as emoções -.

O acervo da ‘escola do coração’ soma aproximadamente 17 mil exemplares, divididos entre obras de literatura infantil e infantojuvenil, disponíveis tanto para as turmas da Educação Infantil e do Ensino Fundamental quanto para as educadoras. “A biblioteca d’O Peixinho sempre foi muito frequentada pelos alunos, tanto para retirada de livros como para as contações de história, que são sucesso garantido entre as crianças”, comenta Carolina Rezende, bibliotecária e contadora de histórias da escola.

Benefícios da leitura

Aqueles que desde cedo têm acesso aos livros, se beneficiam com diversos aspectos importantes para a formação, como a evolução do aprendizado, a pronúncia das palavras, a relação com os sentimentos e a comunicação com as pessoas ao redor. Também há estímulo da criatividade, da imaginação, do raciocínio lógico, aprendizado de valores, fluidez na escrita e riqueza de vocabulário.

Incentive seu filho a ler

O incentivo das famílias é indispensável para que a criança adquira o gosto pela leitura e, consequentemente, o hábito de ler. Vale lembrar que o contato frequente com o universo escrito é construído por meio do exemplo, portanto, se a criança vê os pais, os irmãos e os familiares lendo, provavelmente ela também vai ler e perceber os diversos benefícios que a leitura trará para sua vida e, na escola, será um aluno que frequenta a biblioteca assiduamente.

Além do exemplo, há algumas iniciativas que contribuem para a criação do hábito da leitura: colocar livros à disposição da criança, criar uma rotina de leitura em casa e levá-la para visitar livrarias, sebos, bibliotecas ou espaços que promovam a leitura são algumas formas de colaborar para que esse exercício faça parte da vida dela.

Conforme se desenvolve como leitora, a criança merece e deve ser valorizada, tanto pela escola quanto pela família. De acordo com a bibliotecária Carolina, quando esse reconhecimento e apoio surgem de ambas as partes, torna-se mais fácil estimular o interesse pelos livros. N’O Peixinho, os alunos que se destacam nos empréstimos de livros são premiados com o certificado “Fera na Leitura”, que é motivo de orgulho e grande alegria para as crianças.

Adicionar comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *