(43) 3324 – 2815
Rua Pará, 1252 – Londrina-PR

Alunos desenvolvem habilidades essenciais para o processo de escrita

Alunos desenvolvem habilidades essenciais para o processo de escrita

Por meio da Oficina da Escrita, realizada semanalmente, as crianças se apropriam da condição de autoras, críticas e revisoras da própria produção

Quando o assunto é o desenvolvimento da escrita, não há outro caminho a trilhar se não a produção de textos aliada à prática da leitura. É escrevendo que a criança vai lapidando a sua produção textual. Com o objetivo de estimular os alunos e apresentar estratégias importantes para esse processo, O Peixinho desenvolve a Oficina da Escrita com as turmas de 4º e 5º anos. Por meio de atividades práticas e lúdicas, as crianças ampliam várias habilidades importantes para o processo da escrita, como a criatividade, a imaginação e a sensibilidade.

Os gêneros textuais são estudados em sala de aula com a professora regente e aprofundados na Oficina da Escrita com a professora Carla Campos, uma vez por semana durante todo o ano. Trata-se de um projeto que trabalha a noção da escrita de forma que os alunos passem por todo o processo intrínseco à redação de um texto: planejamento, produção, revisão, reescrita e a edição da versão final do texto.

As turmas nunca produzem uma única escrita; mesmo que já tenham se familiarizado em sala com o gênero, antes de colocarem a “mão na massa”, Carla faz um diagnóstico para identificar do que se apropriaram nas aulas de Língua Portuguesa e, então, passa para a parte prática. Todos os gêneros textuais propostos no material de cada série, Oficina da Escrita – produzido pela FTD, são trabalhados na Oficina.

“É uma forma de reforçar as habilidades que estão sendo desenvolvidas nas aulas de Português, mas de uma forma mais qualitativa do que quantitativa. Às vezes, passamos um bimestre focados em um projeto justamente por ser uma escrita mais trabalhosa, com vários processos”, comenta Carla.

Um dos projetos que fez muito sucesso entre as crianças no primeiro semestre foi a publicação interna de dois livros. As turmas do 4º Ano produziram uma obra com narrativas de aventura enquanto o 5º Ano escreveu contos de suspense. Cada aluno planejou, produziu, revisou, reescreveu e digitou a versão final de seu texto no Laboratório de Informática da escola. Para valorizar ainda mais a produção das crianças, a contadora de histórias da escola, Carolina Rezende, fez a Hora do Conto especial com as obras das crianças. Os livros estão disponíveis para empréstimo na biblioteca d’O Peixinho.

No segundo semestre, o destaque do 4º Ano foi a produção de um jornal com os últimos acontecimentos do “aquário” com base no que estudaram no gênero notícia. A edição ficou afixada no mural da quadra para que todas as turmas tenham acesso.

Já o 5º Ano estudou texto de divulgação científica. Com base na pesquisa feita em sala sobre tecnologia assistiva, as crianças produziram um texto coletivamente, de modo colaborativo, e apresentaram o conteúdo em pequenos grupos, de sala em sala, a partir do 1º Ano. De acordo com a professora Carla, o objetivo é que as produções não fiquem apenas nos cadernos dos alunos, mas que circulem e cheguem a leitores reais.

“Quando as crianças vão às salas para apresentar o que fizeram e quando veem suas produções no mural ou na biblioteca, entendem que há um propósito em escrever. Dessa forma, aos poucos, vão internalizando e se apropriando da habilidade de autor, crítico e revisor da própria produção. Ao longo de todo o processo, amadurecem a habilidade de escrita.

Adicionar comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *