(43) 3324 – 2815
Rua Pará, 1252 – Londrina-PR

Aluno do 2º Ano d’O Peixinho leu mais de 500 livros em 2023

Aluno do 2º Ano d’O Peixinho leu mais de 500 livros em 2023

Com grande interesse por histórias e acesso a obras variadas, a alfabetização aconteceu de forma natural e precoce

Em plena era digital, ainda temos leitores que não abrem mão de um bom livro físico. O aluno d’O Peixinho, Vicente Castro Spagnuolo, 7 anos, é um grande exemplo de leitor não só para as crianças da sua faixa etária, mas para todas as idades. No ano passado, ele leu mais de 500 obras, incluindo livros e gibis. Os dados foram divulgados pela Biblioteca Pública de Londrina com base nos empréstimos feitos pela família em 2023.

A mãe do pequeno leitor, Luciana Castro, explica que ela, o esposo e o filho têm cadastro na biblioteca municipal e que, ao todo, fizeram 564 empréstimos, porém, 99% foram para o Vicente. “Temos três cadastros, por meio dos quais retiramos 27 exemplares por semana. Pegamos seis livros para ler à noite com ele e o restante é gibi que ele lê sozinho”, relata a mãe, que é professora de História. A família faz as trocas dos empréstimos às segundas, quartas e sextas-feiras. “Para nós, o acesso às bibliotecas é muito importante, pois ele tem sede de ler”, complementa.

O hábito da leitura é comum na família do Vicente. Seus pais sempre tiveram a prática, desde pequenos, e quando se casaram, juntaram seus exemplares. Em um ambiente com muitas obras e paixão pelas palavras, ensinar o filho a trilhar o caminho da leitura foi natural para os pais. Desde muito novo, o pequeno teve acesso a livros (de banho, com imagens, de tecido com recurso sensorial, entre outros).

Conforme se interessava por assuntos específicos, como dinossauro e sistema solar, por exemplo, além de brinquedos, com o passar dos anos, os pais adquiriam obras relacionadas aos temas que ele gostava. “Nós sempre incentivamos e disponibilizamos os livros, mas nunca forçamos. O Vicente gosta tanto que, para ele, livro é presente”, frisa Luciana.

Com tamanho interesse e acesso a obras variadas, a alfabetização aconteceu de forma natural e precoce. Aos 3 anos o garotinho começou a conhecer as letras e a formar palavras. Então, os pais passaram a disponibilizar livros com poucas frases e letras maiores. A pandemia chegou, mas não impediu que os pais e o pequeno mantivessem a frequência na leitura. “Continuamos emprestando e comprando livros; não paramos porque é o hábito da nossa família”, afirma a mãe. Além dos clássicos infantis, os pais também leem histórias da bíblia infantil com Vicente – e ele gosta bastante.

Luciana considera que a escola também contribui para o interesse pela leitura por meio do desenvolvimento de atividades como a Hora do Conto (projeto no qual os alunos assistem a uma contação de história, uma vez por semana, na biblioteca d’O Peixinho) e da proposta de leitura semanal do exemplar enviado para casa. Outro ponto positivo são as trocas de livros e gibis promovidas eventualmente entre os alunos.

A leitura muda o universo da criança

O acesso às telas não é proibido para Vicente, mas é limitado a uma hora por dia, dividida em duas vezes de 30 minutos ou em três vezes de 20 minutos. Conforme observa a mãe, o celular hiper estimula o cérebro e causa ansiedade, o livro faz o contrário: acalma a mente e relaxa, além de beneficiar a parte cognitiva. Por isso, o foco do pequeno leitor são as brincadeiras e a leitura.

“Ele gosta de inventar e contar histórias, de criar personagens, times de futebol. A leitura muda o universo da criança, a imaginação, a criatividade, amplia o repertório de palavras para conversar e para escrever”, pontua Luciana. O hábito da leitura enriquece a criança, proporciona um imaginário saudável, ajuda a desenvolver a concentração e diminui a ansiedade.

Como começar?

A dica para as famílias que desejam inserir a leitura na rotina é começar com leituras pequenas, gibis ou uma página de livro por dia, e ir aumentando aos poucos. Quando menos esperarem, estarão lendo uma obra por semana. Na falta de condições para comprar livro, frequente uma biblioteca pública.

Confira a entrevista ping-pong feita com o aluno.

FALA, VICENTE!

Qual livro você mais gostou de ler?

Não tenho um preferido.

Quem são os personagens mais engraçados que você conhece?

Hagar e Calvin.

Se você pudesse ser um super-herói, qual seria?

O Asterix. 

(Conheceu por meio dos gibis e, inclusive, foi tema do seu aniversário de 7 anos.)

Você prefere histórias engraçadas ou de mistério?

Histórias engraçadas.

Livro ou gibi?

Gibi.

Por que você gosta de ler?

Porque eu curto as histórias. Ler é legal e engraçado.

Qual leitura você indicaria para um amigo?

Hagar (história em quadrinhos).

Adicionar comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *