(43) 3324 – 2815
Rua Pará, 1252 – Londrina-PR

Equipe preparada para um ano letivo de qualidade

Equipe preparada para um ano letivo de qualidade

Durante a Semana Pedagógica, as educadoras montaram o planejamento dos próximos meses de aula, participaram de dinâmicas em grupo, palestras e estudos temáticos

O ano letivo aponta no calendário e a equipe d’O Peixinho já inicia as capacitações da Semana Pedagógica. A formação deste ano foi realizada dos dias 22 a 27 de janeiro. A primeira atividade, realizada com as educadoras da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, foi uma dinâmica de acolhimento e vivência, proposta pela psicóloga escolar, Larissa Lopes.

Além de estruturar o planejamento pedagógico para os próximos meses de aula, a equipe participou de estudos em grupo e de formações importantes para o dia a dia da sala de aula. Na Jornada Pedagógica FTD, as professoras assistiram à palestra “Mundo tecnológico”, que teve como foco a educação na era digital, as novas tecnologias e a inteligência artificial. Na sequência, a coordenação pedagógica propôs um debate sobre a influência e a relação da tecnologia com a aprendizagem.

“Como estimular as habilidades executivas e emocionais em crianças” foi um tema abordado especificamente com as educadoras do Ensino Fundamental, com dicas de atividades práticas que incentivam o desenvolvimento dessas aptidões no cotidiano da escola. Já a Educação Infantil priorizou a leitura e discussão acerca do livro “Brincar é fundamental”.

Laboratório de Inteligências Múltiplas

A equipe do Infantil também participou de uma formação com a educadora especialista em Inteligências Múltiplas e Aprendizagem Socioemocional, Adriane Imbroisi, do Laboratório de Inteligências Múltiplas (LIM), novo parceiro d’O Peixinho.

O LIM é responsável pelo primeiro programa socioemocional do Brasil, com uma metodologia própria baseada no desenvolvimento da atenção plena, que reduz os níveis de estresse e ativa as áreas cerebrais de foco, autorregulação e aprendizagem. A proposta foi implementada este ano na Educação Infantil e, em 2025, estará disponível para o Ensino Fundamental.

A psicóloga escolar Larissa afirma que o processo de motivação e restabelecimento do vínculo entre as colaboradoras é fundamental para dar um novo “gás” para o ano que se inicia. “É um momento de avaliar o que foi feito e identificar o que pode ser aperfeiçoado para entregar o que há de melhor para cada aluno”, comenta.

Autoridade do professor

Conhecimento é sempre muito bem-vindo na escola do coração. Por isso, mesmo após a Semana Pedagógica, as educadoras participaram, no último sábado (06) da formação “O resgate da autoridade do professor”, conduzida por Marcos Meier, psicólogo, professor, escritor e mestre em Educação. A iniciativa foi realizada pelo Sinepe/NPR para professores da Educação Básica da rede particular.

Formação continuada

A direção d’O Peixinho considera que a formação continuada dos docentes é um caminho importante para proporcionar a eles recursos que aprimorem o processo de ensino-aprendizagem. “É indispensável que os professores estejam atualizados para acompanhar as mudanças que ocorrem com frequência na Educação. Uma vez capacitados, têm ferramentas para desenvolver competências e habilidades que atendam às especificidades dos alunos”, afirma a diretora Daniele Zoéga Della Barba.

Adicionar comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *