(43) 3324 – 2815
Rua Pará, 1252 – Londrina-PR

Musicalização na escola e os benefícios para a aprendizagem

Musicalização na escola e os benefícios para a aprendizagem

A música é uma poderosa aliada da educação; estimula o desenvolvimento cognitivo, motor, a memória, os sentimentos e muito mais

A música está presente na vida do ser humano desde o ventre materno, afinal, a audição é um dos primeiros sentidos que se desenvolve na gestação. É comum que, desde muito pequena, a criança tenha contato com canções de ninar e cantigas que, culturalmente, são transmitidas pelos pais. As canções são excelentes recursos na infância por terem o a capacidade de acalmar, trabalhar a memória, a imaginação, os sentimentos, dentre tantas outras possibilidades.

É importante aproveitar a influência da música desde muito cedo, introduzindo canções e brincadeiras musicais no cotidiano da criança na escola e em casa. A musicalização é um instrumento que permite que o aluno aprenda e aprimore inúmeras habilidades importantes para o processo de formação integral, seja corporal, psíquico ou emocional. Na escola, é uma poderosa aliada da aprendizagem. É uma importante ferramenta educacional, que contribui significativamente com o processo de aprendizado de forma global.

N’O Peixinho

Ciente dos incontáveis benefícios que a música proporciona às crianças, desde o início de suas atividades, O Peixinho incluiu aulas de Musicalização para os alunos. Atualmente, as turmas do nível inicial da Educação Infantil até o 3º Ano do Ensino Fundamental têm aulas semanais com a professora Vivian Monteiro, que desenvolve propostas variadas com o objetivo de estimular e potencializar as habilidades de cada criança.

“A música sensibiliza, equilibra, harmoniza, contribui para o desenvolvimento da parte sensorial e ensina a criança a lidar com os seus sentidos, não apenas no ouvir, mas no falar, na coordenação motora, no toque”, elenca Vivian. Por meio de atividades diferenciadas propostas nas aulas, como brincadeiras de roda e de pular, o desenvolvimento acontece de forma natural e lúdica.

A criança aprende a silenciar, pois na música tem momento para pausa e para escuta; também aprende a controlar o volume da voz (alto, baixo), a velocidade da fala (devagar, depressa) e a reconhecer se o tom é agudo, médio ou grave. “A musicalização na escola impulsiona o potencial da criança e quando os pais têm consciência da importância dela na vida dos filhos, podem ser grandes incentivadores do desenvolvimento”, completa a professora de Musicalização d’O Peixinho.


Adicionar comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *