(43) 3324 – 2815
Rua Pará, 1252 – Londrina-PR

Qual é o seu maior desejo para este ano?

Qual é o seu maior desejo para este ano?

Os alunos tiveram a oportunidade de escrever e depositar no ‘pote dos desejos’ os seus maiores anseios para os próximos meses de 2021

Muita coisa mudou desde o início da pandemia. Neste tempo, assim como os adultos, as crianças foram obrigadas a aprender novas habilidades, novas formas de comunicação e até mesmo jeitos diferentes de brincar. Elas precisaram se reorganizar para dar conta das demandas do novo ritmo de vida. Diante de um momento tão difícil, é indispensável buscar alternativas que tragam paz ao coração e esperança. Já dizia Paulo Freire: a esperança é uma espécie de ímpeto natural possível e necessário.

O Peixinho tem o cuidado de sempre trabalhar as questões emocionais com os alunos, de forma mais direcionada nas aulas de Habilidades Socioemocionais, conduzidas pela psicóloga escolar Mariana Rodrigues. No último mês, ela levou uma proposta diferenciada para as crianças do Ensino Fundamental com o objetivo de fazê-las refletir sobre o ano que passou, pontuando as coisas ruins que aconteceram, mas também o que houve de bom. Na sequência, a partir da pergunta “Qual é o seu maior desejo para este ano?”, os alunos foram incentivados a pensar no que gostariam para 2021 e a anotar em um papel (para aqueles que estavam na escola) e no chat do Meet (para quem estava no remoto). 

Como parte prática da atividade, a psicóloga transcreveu as respostas dos alunos do on-line e depositou, juntamente com as das crianças do presencial, em uma garrafa que foi batizada de “pote dos desejos”. No final do ano as crianças terão a oportunidade de reler o que escreveram e avaliar o que foi realizado. Conforme relata Mariana, as crianças ficaram bastante envolvidas com a proposta: “Elas demonstraram muita alegria e esperança ao colocar no papel seus anseios para os próximos meses do ano”. 

Ela também enfatizou que, talvez, alguns desses desejos não se realizariam no tempo esperado, mas que isso não seria um problema, porque eles ainda poderiam continuar sonhando, desejando e buscando seus sonhos. “É importante dar previsibilidade aos alunos frente às frustrações e explicar que os impeditivos não nos limitam, mas nos ensinam outras rotas”, observa.   

Confira algumas respostas das crianças:

“Meu maior desejo para esse ano é que ninguém da minha família pegue Covid, que as pessoas sejam vacinadas e que lembrem de usar a máscara.” (M. P. – 8 anos)

“Meu desejo é que as pessoas possam voltar a se abraçar.” (E. S. – 8 anos)

“Meu desejo é poder passar o Natal com a minha vó e viajar com toda a minha família.” (M. C. – 10 anos)

“Meu desejo é poder ir na casa dos meus amigos para brincar.” (G. H. – 10 anos)

“Meu desejo é que os personagens da tv e dos jogos existam, na vida real, e possam nos salvar.” (G. B. – 7 anos)

“Meu desejo é ter os poderes dos super-heróis e salvar todo mundo.” (M. P. – 7 anos)

“Meu desejo é que as aulas voltem ao normal e eu possa viajar com a minha turma.” (H. F. – 10 anos)

“Meu desejo é que até o final do ano a maioria das pessoas estejam vacinadas e eu tenha uma formatura legal” (E. G. – 10 anos)

“Meu desejo é ganhar dinheiro com o jogo free fire e comprar uma casa pra minha família.” (T. T. – 9 anos)

“Meu desejo é aprender a tocar ukulele e ter dois animais de estimação.” (A. P. – 8)

“Meu desejo é que todo mundo da minha família tenha saúde.” (M. A. – 8 anos)

“Meu maior desejo é fazer muitos amigos, tirar notas boas na escola e poder ter um aniversário muito feliz.” ( M. L. – 8 anos)

Adicionar comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *