(43) 3324 – 2815
Rua Pará, 1252 – Londrina-PR

Alimentando o corpo e a mente

Alimentando o corpo e a mente

Projeto da disciplina de Educação Física foi realizado com alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental

Você sabe quais são as três regras de ouro para uma vida saudável? Os alunos d’O Peixinho sabem! Durante o primeiro bimestre, as turmas da Educação Infantil e do Ensino Fundamental participaram do projeto “Alimentando o corpo e a mente”, desenvolvido nas aulas de Educação Física. Por meio de atividades lúdicas e propostas diversificadas, as crianças aprenderam que a alimentação equilibrada, a higiene pessoal e a atividade física formam o tripé que favorece a qualidade de vida.

Rodas de conversa, vídeos temáticos, jogos compostos por figuras relacionadas a alimentos saudáveis e não saudáveis, brincadeiras variadas (como corrida) e jogo da velha foram algumas das propostas realizadas durante o projeto. As atividades foram enriquecidas com uma pesquisa sobre hábitos alimentares e exercícios físicos feita pelos alunos do 5º Ano sobre si e também junto às professoras e demais colaboradoras da escola.

Com qual frequência você pratica atividade física durante a semana? Costuma optar por alimentos naturais ou industrializados? Pratica algum esporte? Na sua opinião, você se alimenta de forma saudável? Como são as suas principais refeições (almoço e jantar)? Você inclui frutas no café da manhã ou nos lanches? Costuma tomar refrigerante com qual frequência? Consome alimentos ultraprocessados? Essas foram as perguntas do levantamento realizado na escola. Os resultados ficaram expostos para todas as turmas.

De acordo com a professora de Educação Física, Vanessa Tavares, a maioria dos alunos d’O Peixinho se alimenta bem, conhece os alimentos que são benéficos e os maléficos para a saúde. “Observei que, com o projeto, os alunos tiveram uma percepção melhor do que estão comendo e desenvolveram um olhar diferenciado para os alimentos, alguns, inclusive, passaram a conferir nas embalagens a composição do que irão consumir”, acrescenta.

As práticas alimentares saudáveis começam cedo e quanto antes são propostas, mais fácil ficará para se tornarem um hábito na infância ou na vida adulta. A alimentação não saudável e a falta de atividade física são os principais riscos globais para a saúde. Portanto, o tema merece ser trabalhado com as crianças a fim de conscientizá-las sobre hábitos saudáveis, melhoria da qualidade de vida e as escolhas que surgem diariamente diante de uma infinidade de possibilidades.

Desenvolvimento integral

De acordo com a professora, o projeto foi estruturado como uma ferramenta para enriquecer o desenvolvimento integral dos alunos, visando atingir aspectos físico, mental e emocional. “O objetivo foi conduzir o aluno a uma auto-observação de uma forma mais crítica sobre os cuidados com o seu corpo e mente, inclusive, por meio da troca de experiências com os colegas da escola”, frisa Vanessa.

Para encerrar o projeto com chave de ouro, foi realizada uma exposição com alimentos saudáveis e não saudáveis, apresentados pelo 5º Ano para as crianças das demais séries.

 

 

Adicionar comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *